Roteiro de Atitvidades: Arte
Prof. Miriam Dias
Ensino Médio 3ºA e 3ºB
Atenção!
Queridos alunos, segue abaixo o link da atividade de Arte
Lhttps://forms.gle/FeAdq1q7GupwhuW5
💛 Atenção:
Observação: Caso não consiga realizar atividade direto pelo link , favor entrar em contato pelo número de WhatsApp 11 911431081 Estarei a disposição! Não deixe acumular atividade! Deverá ser entregue mais rápido possível. Prazo máximo de entrega da atividade: dia 15/04
1ºBimestre -3º ANO A/B |
Atividades Nº4, 5 e 6 |
Data de Entrega até 15/04/2021 |
Nome: _______________________________________________________Turma:__
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA / ARTE CONTEMPORÂNEA
Interdisciplinaridade: Inglês – Prof. Ricardo dos Santos – Orientação de Estudos – Prof. Andréa Barbosa – Arte _ História _ Prof. Miriam Dias. Prof. Yara – Projeto Vida
Habilidades
Identificar, conhecer, analisar, discutir e valorizar a história da arte e da cultura, perceber que por meio da leitura e pesquisa, o modernismo e seus movimentos. Apreciar e entender a característica do cubismo.
Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno. / Interdisciplinaridade
Compreender o papel da mulher na sociedade contemporânea.
ARTE
CONTEMPORÂNEA Compreender
a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia/ Compreender a integração entre as
linguagens artísticas
|
Leia com muita atenção registrando em seu caderno as palavras
chaves, assista aos vídeos para responder as questões:
O estudo da arte
moderna no Ocidente e como o modernismo aconteceu em nosso País. É muito
importante que você conheça esse período da História da Arte, porque, além de
revolucionar o conceito de arte e, consequentemente, a produção artística
existente até então, a partir daí será também mais fácil compreender a arte
contemporânea, nome que se dá à arte produzida atualmente. Para isso, você vai
conhecer alguns dos principais movimentos artísticos do modernismo na Europa,
assim como artistas, suas obras e contextos de produção. Refletirá também sobre
as questões que levaram à realização da Semana de Arte Moderna em 1922, na
cidade de São Paulo, e conhecerá alguns de seus principais representantes. Tema
ARTE MODERNA Neste tema, você verá como surgiram os movimentos artísticos que
fazem parte da chamada arte moderna ocidental, que surgiu no final do século
XIX e foi um grande marco na história das artes visuais pelas rupturas que
propôs, especialmente na pintura e na escultura. Verá também alguns de seus
representantes, suas obras e os contextos em que elas foram produzidas. Você
conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Já ouviu
alguém dizer que “fulano é moderno”, ou “queria comprar uma roupa mais
moderna”, ou “aquela casa tem uma construção modernista”? Para você, o que
significa moderno? O modernismo na Europa A história da arte moderna começou na
Europa, no final do século XIX, e foi até um pouco além da década de 1960. Na
época, algumas cidades europeias, principalmente Paris, na França, viviam
grandes transformações, em razão, especialmente, da industrialização, do
aparecimento de novas tecnologias, da invenção da fotografia e do cinema, do
aumento da população urbana e do crescimento das cidades. Diante de tantas
transformações, alguns artistas mudaram totalmente a expressão artística
existente. O conceito de belo e a representação fiel da realidade, que eram
fundamentais nos modelos da arte clássica e prevaleceram em movimentos como o
Romantismo, o Neoclassicismo, o Rococó, o Barroco e o Renascimento, foram
desconstruídos e cederam espaço à expressão das manifestações subjetivas, isto
é, ideias, sentimentos, maneiras de ver a vida de cada artista. Desse modo, as
pinceladas tornaram-se mais aparentes e a perspectiva (a representação da
profundidade na pintura) aos poucos foi perdendo sua importância como
orientação para a representação. A arte moderna é composta por vários
movimentos, de vários “ismos”: expressionismo, cubismo, fauvismo, futurismo,
surrealismo, abstracionismo. Você vai estudar alguns deles a seguir. Cubismo O
cubismo tem como seus maiores representantes na pintura os espanhóis Pablo
Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927) e o francês Georges Braque
(1882-1963); na escultura, o destaque é o lituano Jacques Lipchitz (1891-1973).
As principais características da pintura e das esculturas cubistas são a
valorização das formas geométricas e a representação de diferentes faces da
imagem Moderno, modernidade e modernista são expressões utilizadas como o
contrário de antiquado, ultrapassado, tradicional, velho. Nos diferentes
movimentos das artes visuais que aconteceram entre o final do século XIX e o
começo do XX, esse também era o sentido do termo moderno, ou seja, contrário a
tudo o que é tradicional. Embora a palavra moderno esteja ligada ao significado
de vanguarda, que, por sua vez, propõe algo à frente de seu tempo, o modernismo
na arte acabou por volta dos anos 1960. As artes visuais produzidas atualmente
recebem o nome de arte contemporânea, objeto, uma pessoa ou uma paisagem –,
como se estivessem todas em um mesmo plano. Assim, a perspectiva também aparece
de outra forma no cubismo.
Assista aos vídeos para clarear as ideias sobre o conceito de arte contemporânea. Escreva o que entendeu o que achou interessante. ARTE CONTEMPORÂNEA | Isso é arte?
https://www.youtube.com/watch?v=c7WAbSnINuQ&t=12s
https://docs.google.com/forms/d/1rq9DWxpj-kSUeFNWZitiiFOb9RH8NZTRN46y2JY3R-8/edit
Semana da Arte Moderna de 1922 - Animação https://www.youtube.com/watch?v=ZzVDzddj_9k
Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica:
https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140
Observe a
seguir, na obra Mulher chorando, de Picasso, a geometrização das figuras, as
várias faces representadas em um só plano. Veja como é quase impossível afirmar
se a figura está de frente ou de perfil, mas o jogo de planos leva a perceber
um movimento de angústia e choro na face dessa mulher.
__________________________________________________________
2. Como é comemorada esta data, “Dia Internacional da Mulher” em países que não falam o nosso idioma como por exemplo na Inglaterra, onde os costumes são diferenciados. (Inglês).
_______________________________________________________
3. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Crie uma frase que expresse bem o sentido da palavra:
____________________________________________________
4. O modernismo não foi uma coisa só, ou seja, envolveu várias gerações de artistas, com ideias diferentes entre si, ainda que algumas características estivessem quase sempre presentes, como:
A) A importância das técnicas de pintura e a busca da perfeição nas imagens.
B) Retratar o belo e o ideal em uma obra só.
B) O rompimento com as formas tradicionais de expressão artística e a busca por uma expressão artística naciona.
D) A busca por uma expressão artística nacional e inovadora apenas
Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica: https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140
5. Em que ano e lugar começou a história da Arte Moderna?
(A) No Brasil, 1922 i
(B) Na França, final do século XIX
(C) No Ocidente, 1960
(D) Na Europa, no final do século XIX
Pesquise e responda o significado de Cubismo no caderno de ARTE, após estudar um pouco da teoria da arte moderna e contemporânea, Faça uma obra de arte, de livre escolha, pode ser um poema, desenho, recorte, colagem, ou qualquer obra artística voltada para o Dia Internacional da Mulher. Crie e recrie, no caderno de Arte.
Roteiro de Atitvidades: Arte
Prof. Miriam Dias
Ensino Médio 2ºA, B, C, D
Atenção!
Queridos alunos, segue abaixo o link da atividade de Arte
https://forms.gle/8fK3eJXcAS4mzNnT8
1ºBimestre -2º ANO A/B/C/D | Atividades Nº4, 5 e 6 | Data de Entrega até 15/04/2021 |
Nome: _______________________________________________________Turma:___
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA / ARTE CONTEMPORÂNEA
Interdisciplinaridade: Inglês – Prof. Ricardo dos Santos – Orientação de Estudos – Prof. Andréa Barbosa – Arte _ História _ Prof. Miriam Dias. Prof. Yara – Projeto Vida
Habilidades
Identificar, conhecer, analisar, discutir e valorizar a história da arte e da cultura, perceber que por meio da leitura e pesquisa, o modernismo e seus movimentos. Apreciar e entender a característica do cubismo.
Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno. / Interdisciplinaridade
Compreender o papel da mulher na sociedade contemporânea.
ARTE CONTEMPORÂNEA Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia/ Compreender a integração entre as linguagens artísticas
|
Leia com muita atenção registrando em seu caderno as palavras chaves, assista aos vídeos para responder as questões:
O estudo da arte moderna no Ocidente e como o modernismo aconteceu em nosso País. É muito importante que você conheça esse período da História da Arte, porque, além de revolucionar o conceito de arte e, consequentemente, a produção artística existente até então, a partir daí será também mais fácil compreender a arte contemporânea, nome que se dá à arte produzida atualmente. Para isso, você vai conhecer alguns dos principais movimentos artísticos do modernismo na Europa, assim como artistas, suas obras e contextos de produção. Refletirá também sobre as questões que levaram à realização da Semana de Arte Moderna em 1922, na cidade de São Paulo, e conhecerá alguns de seus principais representantes. Tema ARTE MODERNA Neste tema, você verá como surgiram os movimentos artísticos que fazem parte da chamada arte moderna ocidental, que surgiu no final do século XIX e foi um grande marco na história das artes visuais pelas rupturas que propôs, especialmente na pintura e na escultura. Verá também alguns de seus representantes, suas obras e os contextos em que elas foram produzidas. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Já ouviu alguém dizer que “fulano é moderno”, ou “queria comprar uma roupa mais moderna”, ou “aquela casa tem uma construção modernista”? Para você, o que significa moderno? O modernismo na Europa A história da arte moderna começou na Europa, no final do século XIX, e foi até um pouco além da década de 1960. Na época, algumas cidades europeias, principalmente Paris, na França, viviam grandes transformações, em razão, especialmente, da industrialização, do aparecimento de novas tecnologias, da invenção da fotografia e do cinema, do aumento da população urbana e do crescimento das cidades. Diante de tantas transformações, alguns artistas mudaram totalmente a expressão artística existente. O conceito de belo e a representação fiel da realidade, que eram fundamentais nos modelos da arte clássica e prevaleceram em movimentos como o Romantismo, o Neoclassicismo, o Rococó, o Barroco e o Renascimento, foram desconstruídos e cederam espaço à expressão das manifestações subjetivas, isto é, ideias, sentimentos, maneiras de ver a vida de cada artista. Desse modo, as pinceladas tornaram-se mais aparentes e a perspectiva (a representação da profundidade na pintura) aos poucos foi perdendo sua importância como orientação para a representação. A arte moderna é composta por vários movimentos, de vários “ismos”: expressionismo, cubismo, fauvismo, futurismo, surrealismo, abstracionismo. Você vai estudar alguns deles a seguir. Cubismo O cubismo tem como seus maiores representantes na pintura os espanhóis Pablo Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927) e o francês Georges Braque (1882-1963); na escultura, o destaque é o lituano Jacques Lipchitz (1891-1973). As principais características da pintura e das esculturas cubistas são a valorização das formas geométricas e a representação de diferentes faces da imagem Moderno, modernidade e modernista são expressões utilizadas como o contrário de antiquado, ultrapassado, tradicional, velho. Nos diferentes movimentos das artes visuais que aconteceram entre o final do século XIX e o começo do XX, esse também era o sentido do termo moderno, ou seja, contrário a tudo o que é tradicional. Embora a palavra moderno esteja ligada ao significado de vanguarda, que, por sua vez, propõe algo à frente de seu tempo, o modernismo na arte acabou por volta dos anos 1960. As artes visuais produzidas atualmente recebem o nome de arte contemporânea, objeto, uma pessoa ou uma paisagem –, como se estivessem todas em um mesmo plano. Assim, a perspectiva também aparece de outra forma no cubismo.
Assista aos vídeos para clarear as ideias sobre o conceito de arte contemporânea. Escreva o que entendeu o que achou interessante. ARTE CONTEMPORÂNEA | Isso é arte?
https://www.youtube.com/watch?v=c7WAbSnINuQ&t=12s
https://docs.google.com/forms/d/1rq9DWxpj-kSUeFNWZitiiFOb9RH8NZTRN46y2JY3R-8/edit
Semana da Arte Moderna de 1922 - Animação https://www.youtube.com/watch?v=ZzVDzddj_9k
Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica:
https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140
Observe a seguir, na obra Mulher chorando, de Picasso, a geometrização das figuras, as várias faces representadas em um só plano. Veja como é quase impossível afirmar se a figura está de frente ou de perfil, mas o jogo de planos leva a perceber um movimento de angústia e choro na face dessa mulher.
1. Observe a obra acima de Pablo Picasso e escreva três responsabilidades que uma pessoa precisa ter para combater a violência doméstica.
__________________________________________________________
2. Como é comemorada esta data, “Dia Internacional da Mulher” em países que não falam o nosso idioma como por exemplo na Inglaterra, onde os costumes são diferenciados. (Inglês).
_______________________________________________________
4 3. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Crie uma frase que expresse bem o sentido da palavra:
___________________________________________________
4. O modernismo não foi uma coisa só, ou seja, envolveu várias gerações de artistas, com ideias diferentes entre si, ainda que algumas características estivessem quase sempre presentes, como:
A) importância das técnicas de pintura e a busca da perfeição nas imagens.
( B) Retratar o belo e o ideal em uma obra só.
(C C) O rompimento com as formas tradicionais de expressão artística e a busca por uma expressão artística nacional e inovadora
(D D) A busca por uma expressão artística nacional e inovadora apenas
Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica: https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140
6. 5. Em que ano e lugar começou a história da Arte Moderna?
(A) No Brasil, 1922 i
(B) Na França, final do século XIX
(C) No Ocidente, 1960
(D) Na Europa, no final do século XIX
7. 6. Pesquise e responda o significado de Cubismo:
_________________________________________________________
8. Agora é a sua vez! Depois de estudar um pouco da teoria da arte moderna e contemporânea, vamos para a prática. Faça uma obra de arte, de livre escolha, pode ser um poema, desenho, recorte, colagem, ou qualquer obra artística voltada para o Dia Internacional da Mulher. Crie e recrie, no caderno de Arte.
Observação: Caso não consiga realizar atividade direto pelo link , favor entrar em contato pelo número de WhatsApp 11 911431081 Estarei a disposição! Não deixe acumular atividade! Deverá ser entregue mais rápido possível. Prazo máximo de entrega da atividade: dia 15/04
Roteiro de Atividades: Arte
Prof. Miriam Dias
Ensino Médio: 1ºA, B, C, D
Assistir vídeo
Analisar imagens e responder questões
Interdisciplinaridade:
Inglês – Prof. Ricardo dos Santos – Orientação de Estudos – Prof. Andréa
Barbosa – Arte _ História _ Prof. Miriam Dias. Prof. Yara – Projeto Vida
Música, Dança e Teatro das cidades brasileiras /Arte Pública / Muralismo Mexicano- arte e política LINK Google Formulário
https://forms.gle/iJgQrXydhUAjMeov5
Habilidades: (EM13LGG103) Analisar o funcionamento
das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de
diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
(EMIFCG01) Identificar, selecionar,
processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção,
criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
As
primeiras formas artísticas surgiram durante a Pré-História. Começava, ali, um
novo capítulo da história do homem: estava nascendo a Arte. Como você pode
perceber, a Arte é quase tão antiga quanto a humanidade, sendo essencial ao
homem como um meio de expressar suas emoções e, muitas vezes, de produzir o seu
trabalho
O Belo nos meios de Comunicação Os conceitos de Arte e Belo não são universais,
eles podem variar de acordo com o tempo, o local e a sociedade em que
vivemos. O prazer que sentimos, ao apreciar uma obra de arte, vem da emoção
que ela nos traz através da cor, da forma, do som, da palavra ou do
movimento. Para cada pessoa, pode variar o elemento que desperta essa emoção.
A Arte envolve sempre imaginação e criatividade
de quem a faz porque possui uma maneira própria de traduzir as ideias e
emoções humanas, por meio de suas diferentes linguagens artísticas, que
utilizam as imagens na pintura, na escultura, na arquitetura, os sons e os
ritmos na música, a palavra na literatura, ou os movimentos na dança e no
teatro. A Arte Contemporânea, que é a arte do nosso
tempo, busca uma nova definição para a relação entre Arte e Belo. Hoje,
podemos afirmar que nem tudo que é Arte é Belo e que nem tudo que é Belo é
Arte. Enfim, o artista atual, que vive em uma sociedade que está sempre
mudando, não se sente mais comprometido em retratar o belo, mas em criar uma
comunicação entre sua obra e a pessoa que a observa. O BELO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Os meios de
comunicação são responsáveis, muitas vezes, por divulgar e até mesmo
manipular os padrões de beleza. Através da televisão, revistas ou jornais,
podemos ter acesso ao que está ou não na moda, ao que é considerado feio ou
bonito. Muitas vezes, determinados conceitos nos sãos impostos por
propagandas, que nos levam a usar um sapato ou uma roupa pelo simples fato de
estarem na moda, mesmo não nos agradando tanto. Já aconteceu alguma vez com
você, ao pegar uma antiga foto sua, se perguntar como teve coragem de se
vestir daquela maneira? Isso revela como até o gosto pessoal é influenciado
pela sociedade e pelos meios de comunicação. Nem sempre a Arte tem a preocupação de retratar o
belo. A Arte Contemporânea, que é a arte do nosso tempo, busca uma nova
definição para a relação entre Arte e Belo. Hoje, podemos afirmar que nem
tudo que é Arte é Belo e que nem tudo que é Belo é Arte. Enfim, o artista
atual, que vive em uma sociedade que está sempre mudando, não se sente mais
comprometido em retratar o belo, mas em criar uma comunicação entre sua obra
e a pessoa que a observa. A BUSCA DA BELEZA CORPORAL Você já reparou, ao
passar por uma banca de jornais, quantas revistas apresentam “soluções” para
que se consiga uma boa forma física? Note que há uma valorização muito grande
do que seria o “corpo perfeito”. Todo ser humano deseja ser belo dentro dos
padrões da sociedade em que vive. Atualmente, o culto à beleza pode virar uma
ideia fixa, a ponto de levar mulheres a se tornarem esqueléticas ou
siliconadas e homens a desenvolverem demasiadamente seus músculos. Isso nos
leva a constatar que o belo, como qualquer outro valor, pode ser construído e
desconstruído na sociedade. Siliconadas – pessoas que, com o auxílio da
medicina, utilizam o material silicone para moldar o corpo, de acordo com o
padrão de beleza feminino instituído pelas sociedades modernas. Alguns povos, por diversos motivos, decoram seus
corpos, como forma de expressão estética e cultural. Essa prática, analisada por pessoas de
diferentes sociedades, pode ser considerada feia e até criar preconceitos.
Agora pense na nossa sociedade. Hoje é muito comum vermos tatuadas pessoas de
diferentes classes sociais. No entanto, há alguns anos, as tatuagens eram
vistas como sinônimo de marginalidade. Em nossos dias, mesmo que não sejam
apreciadas por todos, elas podem ser reconhecidas como belas expressões
artísticas. Beatriz Dutra de Medeiros e Lídia Mesquita Assista ao vídeo através do Youtube
e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência
Doméstica: https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140
1. Escreva três responsabilidades que uma
pessoa precisa ter para combater a violência doméstica. ________________________________ 2.
Como é comemorada esta data, “Dia Internacional da Mulher” em países
que não falam o nosso idioma como por exemplo na Inglaterra, onde os costumes
são diferenciados. (Inglês). _____________________________________ 3.
Ao observar o mundo à sua volta, você consegue perceber como a Arte faz
parte dele? ___________________________________ 4.
Como a Arte pode estar presente o tempo todo na nossa vida, sem muitas
vezes nos darmos conta disso? ____________________________________ 5.
Quando você caminha pela sua cidade, já prestou atenção nas construções
das casas ou igrejas, nos monumentos das praças ou até mesmo nas formas dos
automóveis que circulam pelas ruas? Será que tudo isso pode ser considerado
Arte? ____________________________________ 6.
A Arte envolve sempre imaginação
e criatividade de quem a faz e é essencial ao ser humano como mais uma forma
de expressar suas ideias ou emoções. Por quê? ____________________________________ 7.
A arte necessariamente envolve beleza? ____________________________________ 8.
O que significa dança para você? ____________________________________ 9.
Você gosta de ouvir música? Qual é a sua preferência? _____________________________________ 10.
Pesquise e escreva o que você sabe sobre o Teatro das cidades
brasileiras? ______________________________________ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário