terça-feira, 30 de março de 2021

Atividade de Arte -PRAZO DE ENTREGA 15/04/21

 


Roteiro de Atitvidades:  Arte

Prof. Miriam Dias

Ensino Médio 3ºA e 3ºB

Atenção!

Queridos alunos, segue abaixo o link da atividade de Arte

Lhttps://forms.gle/FeAdq1q7GupwhuW5

💛 Atenção:

Observação: Caso não consiga realizar atividade direto pelo link , favor entrar em contato pelo número de WhatsApp 11 911431081  Estarei a disposição! Não deixe acumular atividade! Deverá ser entregue mais rápido possível. Prazo máximo de entrega da atividade: dia 15/04

 

1ºBimestre -3º ANO A/B

Atividades  Nº4, 5 e 6        

Data de Entrega até 15/04/2021

 

Nome: _______________________________________________________Turma:__                           

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA /  ARTE CONTEMPORÂNEA

Interdisciplinaridade: Inglês – Prof. Ricardo dos Santos – Orientação de Estudos – Prof. Andréa Barbosa – Arte _ História _ Prof. Miriam Dias. Prof. Yara – Projeto Vida

 Habilidades

Identificar, conhecer, analisar, discutir e valorizar a história da arte e da cultura, perceber que por meio da leitura e pesquisa, o modernismo e seus movimentos. Apreciar e entender a característica do cubismo.

 Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno. / Interdisciplinaridade

Compreender o papel da mulher na sociedade contemporânea.

 

ARTE CONTEMPORÂNEA

Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia/ Compreender a integração entre as linguagens artísticas

 

Leia com muita atenção registrando em seu caderno as palavras chaves, assista aos vídeos para responder as questões:

 O estudo da arte moderna no Ocidente e como o modernismo aconteceu em nosso País. É muito importante que você conheça esse período da História da Arte, porque, além de revolucionar o conceito de arte e, consequentemente, a produção artística existente até então, a partir daí será também mais fácil compreender a arte contemporânea, nome que se dá à arte produzida atualmente. Para isso, você vai conhecer alguns dos principais movimentos artísticos do modernismo na Europa, assim como artistas, suas obras e contextos de produção. Refletirá também sobre as questões que levaram à realização da Semana de Arte Moderna em 1922, na cidade de São Paulo, e conhecerá alguns de seus principais representantes. Tema ARTE MODERNA Neste tema, você verá como surgiram os movimentos artísticos que fazem parte da chamada arte moderna ocidental, que surgiu no final do século XIX e foi um grande marco na história das artes visuais pelas rupturas que propôs, especialmente na pintura e na escultura. Verá também alguns de seus representantes, suas obras e os contextos em que elas foram produzidas. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Já ouviu alguém dizer que “fulano é moderno”, ou “queria comprar uma roupa mais moderna”, ou “aquela casa tem uma construção modernista”? Para você, o que significa moderno? O modernismo na Europa A história da arte moderna começou na Europa, no final do século XIX, e foi até um pouco além da década de 1960. Na época, algumas cidades europeias, principalmente Paris, na França, viviam grandes transformações, em razão, especialmente, da industrialização, do aparecimento de novas tecnologias, da invenção da fotografia e do cinema, do aumento da população urbana e do crescimento das cidades. Diante de tantas transformações, alguns artistas mudaram totalmente a expressão artística existente. O conceito de belo e a representação fiel da realidade, que eram fundamentais nos modelos da arte clássica e prevaleceram em movimentos como o Romantismo, o Neoclassicismo, o Rococó, o Barroco e o Renascimento, foram desconstruídos e cederam espaço à expressão das manifestações subjetivas, isto é, ideias, sentimentos, maneiras de ver a vida de cada artista. Desse modo, as pinceladas tornaram-se mais aparentes e a perspectiva (a representação da profundidade na pintura) aos poucos foi perdendo sua importância como orientação para a representação. A arte moderna é composta por vários movimentos, de vários “ismos”: expressionismo, cubismo, fauvismo, futurismo, surrealismo, abstracionismo. Você vai estudar alguns deles a seguir. Cubismo O cubismo tem como seus maiores representantes na pintura os espanhóis Pablo Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927) e o francês Georges Braque (1882-1963); na escultura, o destaque é o lituano Jacques Lipchitz (1891-1973). As principais características da pintura e das esculturas cubistas são a valorização das formas geométricas e a representação de diferentes faces da imagem Moderno, modernidade e modernista são expressões utilizadas como o contrário de antiquado, ultrapassado, tradicional, velho. Nos diferentes movimentos das artes visuais que aconteceram entre o final do século XIX e o começo do XX, esse também era o sentido do termo moderno, ou seja, contrário a tudo o que é tradicional. Embora a palavra moderno esteja ligada ao significado de vanguarda, que, por sua vez, propõe algo à frente de seu tempo, o modernismo na arte acabou por volta dos anos 1960. As artes visuais produzidas atualmente recebem o nome de arte contemporânea, objeto, uma pessoa ou uma paisagem –, como se estivessem todas em um mesmo plano. Assim, a perspectiva também aparece de outra forma no cubismo.

Assista aos vídeos para clarear as ideias sobre o conceito de arte contemporânea. Escreva o que entendeu o que achou interessante.      ARTE CONTEMPORÂNEA | Isso é arte?                      

https://www.youtube.com/watch?v=c7WAbSnINuQ&t=12s

https://docs.google.com/forms/d/1rq9DWxpj-kSUeFNWZitiiFOb9RH8NZTRN46y2JY3R-8/edit

Semana da Arte Moderna de 1922 - Animação             https://www.youtube.com/watch?v=ZzVDzddj_9k

Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica: 

                                           https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140

Observe a seguir, na obra Mulher chorando, de Picasso, a geometrização das figuras, as várias faces representadas em um só plano. Veja como é quase impossível afirmar se a figura está de frente ou de perfil, mas o jogo de planos leva a perceber um movimento de angústia e choro na face dessa mulher.

     1. Observe a obra acima de Pablo Picasso e escreva três responsabilidades que uma pessoa precisa ter para combater a violência doméstica.

__________________________________________________________

2. Como é comemorada esta data, “Dia Internacional da Mulher” em países que não falam o nosso idioma como por exemplo na Inglaterra, onde os costumes são diferenciados. (Inglês).

      _______________________________________________________

3. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Crie uma frase que expresse bem o sentido da palavra:

              ____________________________________________________

   4. O modernismo não foi uma coisa só, ou seja, envolveu várias gerações de artistas, com ideias diferentes entre si, ainda que algumas características estivessem quase sempre presentes, como:

A) A importância das técnicas de pintura e a busca da perfeição nas imagens.

B) Retratar o belo e o ideal em uma obra só.

B) O rompimento com as formas tradicionais de expressão artística e a busca por uma expressão artística naciona.

D) A busca por uma expressão artística nacional e inovadora apenas

 Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/  Violência Doméstica:  https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140

5.  Em que ano e lugar começou a história da Arte Moderna?

(A)    No Brasil, 1922 i

(B)     Na França, final do século XIX

(C)     No Ocidente, 1960

(D)    Na Europa, no final do século XIX


 Pesquise e responda o significado de Cubismo no caderno de ARTE, após estudar um pouco da teoria da arte moderna e contemporânea, Faça uma obra de arte, de livre escolha, pode ser um poema, desenho, recorte, colagem, ou qualquer obra artística voltada para o Dia Internacional da Mulher. Crie e recrie, no caderno de Arte.


________________________________________________________________

 Roteiro de Atitvidades:  Arte

Prof. Miriam Dias

Ensino Médio 2ºA, B, C, D

Atenção!

Queridos alunos, segue abaixo o link da atividade de Arte

https://forms.gle/8fK3eJXcAS4mzNnT8

 

1ºBimestre -2º ANO   A/B/C/D

Atividades  Nº4, 5 e 6        

Data de Entrega até 15/04/2021

 

Nome: _______________________________________________________Turma:___

                              

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA /  ARTE CONTEMPORÂNEA

Interdisciplinaridade: Inglês – Prof. Ricardo dos Santos – Orientação de Estudos – Prof. Andréa Barbosa – Arte _ História _ Prof. Miriam Dias. Prof. Yara – Projeto Vida

 Habilidades

Identificar, conhecer, analisar, discutir e valorizar a história da arte e da cultura, perceber que por meio da leitura e pesquisa, o modernismo e seus movimentos. Apreciar e entender a característica do cubismo.

 Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno. / Interdisciplinaridade

Compreender o papel da mulher na sociedade contemporânea.


 ARTE CONTEMPORÂNEA

Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia/ Compreender a integração entre as linguagens artísticas

 

Leia com muita atenção registrando em seu caderno as palavras chaves, assista aos vídeos para responder as questões:

 O estudo da arte moderna no Ocidente e como o modernismo aconteceu em nosso País. É muito importante que você conheça esse período da História da Arte, porque, além de revolucionar o conceito de arte e, consequentemente, a produção artística existente até então, a partir daí será também mais fácil compreender a arte contemporânea, nome que se dá à arte produzida atualmente. Para isso, você vai conhecer alguns dos principais movimentos artísticos do modernismo na Europa, assim como artistas, suas obras e contextos de produção. Refletirá também sobre as questões que levaram à realização da Semana de Arte Moderna em 1922, na cidade de São Paulo, e conhecerá alguns de seus principais representantes. Tema ARTE MODERNA Neste tema, você verá como surgiram os movimentos artísticos que fazem parte da chamada arte moderna ocidental, que surgiu no final do século XIX e foi um grande marco na história das artes visuais pelas rupturas que propôs, especialmente na pintura e na escultura. Verá também alguns de seus representantes, suas obras e os contextos em que elas foram produzidas. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Já ouviu alguém dizer que “fulano é moderno”, ou “queria comprar uma roupa mais moderna”, ou “aquela casa tem uma construção modernista”? Para você, o que significa moderno? O modernismo na Europa A história da arte moderna começou na Europa, no final do século XIX, e foi até um pouco além da década de 1960. Na época, algumas cidades europeias, principalmente Paris, na França, viviam grandes transformações, em razão, especialmente, da industrialização, do aparecimento de novas tecnologias, da invenção da fotografia e do cinema, do aumento da população urbana e do crescimento das cidades. Diante de tantas transformações, alguns artistas mudaram totalmente a expressão artística existente. O conceito de belo e a representação fiel da realidade, que eram fundamentais nos modelos da arte clássica e prevaleceram em movimentos como o Romantismo, o Neoclassicismo, o Rococó, o Barroco e o Renascimento, foram desconstruídos e cederam espaço à expressão das manifestações subjetivas, isto é, ideias, sentimentos, maneiras de ver a vida de cada artista. Desse modo, as pinceladas tornaram-se mais aparentes e a perspectiva (a representação da profundidade na pintura) aos poucos foi perdendo sua importância como orientação para a representação. A arte moderna é composta por vários movimentos, de vários “ismos”: expressionismo, cubismo, fauvismo, futurismo, surrealismo, abstracionismo. Você vai estudar alguns deles a seguir. Cubismo O cubismo tem como seus maiores representantes na pintura os espanhóis Pablo Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927) e o francês Georges Braque (1882-1963); na escultura, o destaque é o lituano Jacques Lipchitz (1891-1973). As principais características da pintura e das esculturas cubistas são a valorização das formas geométricas e a representação de diferentes faces da imagem Moderno, modernidade e modernista são expressões utilizadas como o contrário de antiquado, ultrapassado, tradicional, velho. Nos diferentes movimentos das artes visuais que aconteceram entre o final do século XIX e o começo do XX, esse também era o sentido do termo moderno, ou seja, contrário a tudo o que é tradicional. Embora a palavra moderno esteja ligada ao significado de vanguarda, que, por sua vez, propõe algo à frente de seu tempo, o modernismo na arte acabou por volta dos anos 1960. As artes visuais produzidas atualmente recebem o nome de arte contemporânea, objeto, uma pessoa ou uma paisagem –, como se estivessem todas em um mesmo plano. Assim, a perspectiva também aparece de outra forma no cubismo.

Assista aos vídeos para clarear as ideias sobre o conceito de arte contemporânea. Escreva o que entendeu o que achou interessante.      ARTE CONTEMPORÂNEA | Isso é arte?                      

https://www.youtube.com/watch?v=c7WAbSnINuQ&t=12s

https://docs.google.com/forms/d/1rq9DWxpj-kSUeFNWZitiiFOb9RH8NZTRN46y2JY3R-8/edit

Semana da Arte Moderna de 1922 - Animação             https://www.youtube.com/watch?v=ZzVDzddj_9k

Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica: 

                                           https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140

Observe a seguir, na obra Mulher chorando, de Picasso, a geometrização das figuras, as várias faces representadas em um só plano. Veja como é quase impossível afirmar se a figura está de frente ou de perfil, mas o jogo de planos leva a perceber um movimento de angústia e choro na face dessa mulher.

1. Observe a obra acima de Pablo Picasso e escreva três responsabilidades que uma pessoa precisa ter para combater a violência doméstica.

__________________________________________________________

2. Como é comemorada esta data, “Dia Internacional da Mulher” em países que não falam o nosso idioma como por exemplo na Inglaterra, onde os costumes são diferenciados. (Inglês).

      _______________________________________________________

4      3. Você conhece ou já utilizou as palavras moderno, modernidade, modernista? Crie uma frase que expresse bem o sentido da palavra:

              ___________________________________________________

  4. O modernismo não foi uma coisa só, ou seja, envolveu várias gerações de artistas, com ideias diferentes entre si, ainda que algumas características estivessem quase sempre presentes, como:

              A)  importância das técnicas de pintura e a busca da perfeição nas imagens.

(            B) Retratar o belo e o ideal em uma obra só.

(C      C) O rompimento com as formas tradicionais de expressão artística e a busca por uma expressão artística nacional e inovadora

(D         D) A busca por uma expressão artística nacional e inovadora apenas

 Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/  Violência Doméstica:  https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140

6.          5. Em que ano e lugar começou a história da Arte Moderna?

(A)    No Brasil, 1922 i

(B)     Na França, final do século XIX

(C)     No Ocidente, 1960

(D)    Na Europa, no final do século XIX

7.              6.   Pesquise e responda o significado de Cubismo:

_________________________________________________________

8.        Agora é a sua vez! Depois de estudar um pouco da teoria da arte moderna e contemporânea, vamos para a prática. Faça uma obra de arte, de livre escolha, pode ser um poema, desenho, recorte, colagem, ou qualquer obra artística voltada para o Dia Internacional da Mulher. Crie e recrie, no caderno de Arte.

Observação: Caso não consiga realizar atividade direto pelo link , favor entrar em contato pelo número de WhatsApp 11 911431081  Estarei a disposição! Não deixe acumular atividade! Deverá ser entregue mais rápido possível. Prazo máximo de entrega da atividade: dia 15/04

Roteiro de Atividades:  Arte

Prof. Miriam Dias

Ensino Médio: 1ºA, B, C, D


Assistir vídeo

Analisar imagens e responder questões

Observação: Caso não consiga realizar atividade direto pelo link, favor entrar em contato pelo número de WhatsApp 11 911431081  Estarei a disposição! Não deixe acumular atividade! Deverá ser entregue o mais rápido possível. Prazo máximo de entrega da atividade: dia 15/04                              

Interdisciplinaridade: Inglês – Prof. Ricardo dos Santos – Orientação de Estudos – Prof. Andréa Barbosa – Arte _ História _ Prof. Miriam Dias. Prof. Yara – Projeto Vida


Música, Dança e Teatro das cidades brasileiras /Arte Pública / Muralismo Mexicano- arte e política   LINK Google Formulário

 https://forms.gle/iJgQrXydhUAjMeov5

 

 

Habilidades: (EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

As primeiras formas artísticas surgiram durante a Pré-História. Começava, ali, um novo capítulo da história do homem: estava nascendo a Arte. Como você pode perceber, a Arte é quase tão antiga quanto a humanidade, sendo essencial ao homem como um meio de expressar suas emoções e, muitas vezes, de produzir o seu trabalho

 

O Belo nos meios de Comunicação

Os conceitos de Arte e Belo não são universais, eles podem variar de acordo com o tempo, o local e a sociedade em que vivemos. O prazer que sentimos, ao apreciar uma obra de arte, vem da emoção que ela nos traz através da cor, da forma, do som, da palavra ou do movimento. Para cada pessoa, pode variar o elemento que desperta essa emoção.

A Arte envolve sempre imaginação e criatividade de quem a faz porque possui uma maneira própria de traduzir as ideias e emoções humanas, por meio de suas diferentes linguagens artísticas, que utilizam as imagens na pintura, na escultura, na arquitetura, os sons e os ritmos na música, a palavra na literatura, ou os movimentos na dança e no teatro.

A Arte Contemporânea, que é a arte do nosso tempo, busca uma nova definição para a relação entre Arte e Belo. Hoje, podemos afirmar que nem tudo que é Arte é Belo e que nem tudo que é Belo é Arte. Enfim, o artista atual, que vive em uma sociedade que está sempre mudando, não se sente mais comprometido em retratar o belo, mas em criar uma comunicação entre sua obra e a pessoa que a observa.

O BELO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Os meios de comunicação são responsáveis, muitas vezes, por divulgar e até mesmo manipular os padrões de beleza. Através da televisão, revistas ou jornais, podemos ter acesso ao que está ou não na moda, ao que é considerado feio ou bonito. Muitas vezes, determinados conceitos nos sãos impostos por propagandas, que nos levam a usar um sapato ou uma roupa pelo simples fato de estarem na moda, mesmo não nos agradando tanto. Já aconteceu alguma vez com você, ao pegar uma antiga foto sua, se perguntar como teve coragem de se vestir daquela maneira? Isso revela como até o gosto pessoal é influenciado pela sociedade e pelos meios de comunicação.

Nem sempre a Arte tem a preocupação de retratar o belo. A Arte Contemporânea, que é a arte do nosso tempo, busca uma nova definição para a relação entre Arte e Belo. Hoje, podemos afirmar que nem tudo que é Arte é Belo e que nem tudo que é Belo é Arte. Enfim, o artista atual, que vive em uma sociedade que está sempre mudando, não se sente mais comprometido em retratar o belo, mas em criar uma comunicação entre sua obra e a pessoa que a observa.

A BUSCA DA BELEZA CORPORAL Você já reparou, ao passar por uma banca de jornais, quantas revistas apresentam “soluções” para que se consiga uma boa forma física? Note que há uma valorização muito grande do que seria o “corpo perfeito”. Todo ser humano deseja ser belo dentro dos padrões da sociedade em que vive. Atualmente, o culto à beleza pode virar uma ideia fixa, a ponto de levar mulheres a se tornarem esqueléticas ou siliconadas e homens a desenvolverem demasiadamente seus músculos. Isso nos leva a constatar que o belo, como qualquer outro valor, pode ser construído e desconstruído na sociedade.

Siliconadas – pessoas que, com o auxílio da medicina, utilizam o material silicone para moldar o corpo, de acordo com o padrão de beleza feminino instituído pelas sociedades modernas.

Alguns povos, por diversos motivos, decoram seus corpos, como forma de expressão estética e cultural.  Essa prática, analisada por pessoas de diferentes sociedades, pode ser considerada feia e até criar preconceitos. Agora pense na nossa sociedade. Hoje é muito comum vermos tatuadas pessoas de diferentes classes sociais. No entanto, há alguns anos, as tatuagens eram vistas como sinônimo de marginalidade. Em nossos dias, mesmo que não sejam apreciadas por todos, elas podem ser reconhecidas como belas expressões artísticas.

Beatriz Dutra de Medeiros e Lídia Mesquita

Assista ao vídeo através do Youtube e responda as questões abaixo: Dias internacional da Mulher/ Violência Doméstica:  https://youtu.be/D_zxp9InBoc?t=140

 

 

1.    Escreva três responsabilidades que uma pessoa precisa ter para combater a violência doméstica.

________________________________

2.   Como é comemorada esta data, “Dia Internacional da Mulher” em países que não falam o nosso idioma como por exemplo na Inglaterra, onde os costumes são diferenciados. (Inglês).

_____________________________________

 

3.       Ao observar o mundo à sua volta, você consegue perceber como a Arte faz parte dele?

___________________________________

4.       Como a Arte pode estar presente o tempo todo na nossa vida, sem muitas vezes nos darmos conta disso?

____________________________________

5.       Quando você caminha pela sua cidade, já prestou atenção nas construções das casas ou igrejas, nos monumentos das praças ou até mesmo nas formas dos automóveis que circulam pelas ruas? Será que tudo isso pode ser considerado Arte?

____________________________________

6.        A Arte envolve sempre imaginação e criatividade de quem a faz e é essencial ao ser humano como mais uma forma de expressar suas ideias ou emoções. Por quê?

____________________________________

7.       A arte necessariamente envolve beleza?

____________________________________

8.       O que significa dança para você?

____________________________________

9.       Você gosta de ouvir música? Qual é a sua preferência?

_____________________________________

10.   Pesquise e escreva o que você sabe sobre o Teatro das cidades brasileiras?

______________________________________


 

 

Nenhum comentário: